Blog

Como atuar em caso de torção do tornozelo

Como atuar em caso de torção do tornozelo

Sofrer uma torção ou entorse é muito comum, ainda mais no tornozelo, porém também existem casos no joelho, no cotovelo, na articulação do pulso e dos ombros. Ela normalmente acontece durante a realização de atividades físicas ou quando há desequilíbrio e a pessoa pisa errado no chão. A entorse pode se apresentar desde levemente até casos mais graves quando há luxação ou fraturas.

Mas o que é uma torção exatamente? É uma lesão na qual os ligamentos sofrem uma ruptura parcial ou total causada pelo alongamento deles quando é feito um movimento incomum. A que acontece com mais frequência é no tornozelo, isso porque a lista dos fatores externos que tem poder sobre ele é longa. O peso do corpo todo é sustentado em parte pelo tornozelo, o que significa que a probabilidade de sofrer entorse nessa parte do corpo é maior.

O que fazer?

Quando acontece uma torção do tornozelo, os sintomas comuns incluem inchaço e dor no local afetado, além de apresentar vermelhidão e uma temperatura mais quente. Sempre se deve consultar um médico, que vai indicar o melhor tratamento para tratar a área.

A Orto Center, clínica de ortopedia em Jacarepaguá, oferece aos seus pacientes o serviço de atendimento de urgência onde você vai ser socorrido por profissionais capacitados. No primeiro momento, antes de chegar à consulta médica, há alguns passos que você pode seguir para se cuidar enquanto espera ser atendido:

  • evite apoiar o pé
  • aplique gelo no local por até 20 minutos para evitar queimaduras na pele
  • mantenha o pé elevado

Recuperação

Dependendo do nível de gravidade da lesão, o médico vai decidir qual o melhor tratamento, o qual pode variar entre imobilização por um certo tempo, fisioterapia ou até cirurgia, mas essa última é apenas necessária em casos extremos como aqueles com fraturas. Só volte a realizar suas atividades e exercícios físicos normalmente quando o tornozelo estiver completamente curado e seu médico liberar.

Como prevenir uma nova torção?

Aquecer e alongar antes de começar a atividade física é um bom método para fortalecer o músculo e evitar futuras lesões. As pessoas ativas e que realizam exercícios ou praticam esportes têm menos probabilidades de sofrer uma torção, logo, mantenha uma vida saudável e evite o sedentarismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>