Blog

Como é a cirurgia de hérnia de disco?

Como é a cirurgia de hérnia de disco?

Se você já foi diagnosticado com uma hérnia de disco sabe que não é nada confortável. Dores intensas, dificuldades para realizar qualquer atividade sentado e perda de qualidade de vida são algumas das consequências que acompanham esse quadro.

Mas mesmo que você não sofra desse mal, é sempre bom se precaver. Afinal, aproximadamente 80% das pessoas vão enfrentar dores lombares em algum momento da vida, e é nessa região que mais acontecem as hérnias de disco, então, é melhor entender do que se trata.

O que é a hérnia de disco?

A nossa coluna é formada por vértebras, entre as quais existe um canal por onde passa a medula espinhal. Entre as vértebras da coluna vertebral, do tórax e da lombar existem os discos intervertebrais, estruturas com formato anelar constituídas de um tecido cartilaginoso e elástico que servem para diminuir o impacto do encontro de duas vértebras.

O problema começa quando esses discos se desgastam pelo tempo e o uso repetitivo e formam as hérnias, que, basicamente, ocorrem quando um dos discos sai da sua posição e comprime as raízes nervosas que surgem da coluna.

O que causa a hérnia de disco?

Assim, se sua família já possui casos de hérnia de disco, é melhor começar a cuidar bem do seu corpo. Além da genética, o sedentarismo e o envelhecimento também podem causar o aparecimento de hérnias.

Levantar ou carregar muito peso de maneira errada também faz muito mal à saúde da sua coluna, podendo favorecer o aparecimento de hérnias de disco.

Tratamentos

As hérnias lombares respondem bem a tratamentos clínicos. O uso de anti-inflamatórios acompanhado de sessões de fisioterapia pode devolver ao paciente sua vida normal em cerca de 30 dias.

Sessões de acupuntura para a diminuição da dor e aulas de pilates para o fortalecimento dos músculos do core (região central do corpo) são ótimas escolhas para o paciente que quer evitar que a hérnia volte a acontecer, ou prevenir outros problemas na coluna.

Agora, se a hérnia for cervical, surgida diretamente nessa região ou causada por uma crise de hérnia lombar, pode ser necessária uma cirurgia caso o paciente não responda aos tratamentos convencionais.

Cirurgia pra hérnia de disco

O tipo de cirurgia – discectomia cervical – para tratar um quadro de hérnia de disco vai depender de onde ela está localizada e de acordo com as necessidades específicas do paciente.

Cirurgia tradicional

Na maior parte das cirurgias de hérnia de disco através é feito um corte na pele para que se alcance a coluna. Geralmente esse tipo de operação é feita com anestesia geral, e há a remoção parcial ou total do disco prejudicado. Em seguida, é inserido um material para unir as duas vértebras ou para substituir o disco.

Cirurgia minimamente invasiva

Também conhecida como cirurgia a laser, essa técnica pode utilizar um aparelho de radiofrequência ou um laser para remover apenas a parte herniada do disco. Pode ser realizada com o emprego de duas técnicas diferentes:

Cirurgia endoscopia

Essa cirurgia é feita com a inserção de pequenos tubos na pele, um dos quais ocupado com uma câmera, o que permite um procedimento menos invasivo.

Microcirurgia

Utiliza-se um microscópio cirúrgico para manipular o disco, o que torna possível cauterizar pequenos vasos nervosos ao redor da hérnia para diminuir a dor.

Pós-operatório

O tempo de internação varia de dois a cinco dias, dependendo do procedimento escolhido. Em cerca de dez dias após a cirurgia, já é possível voltar à rotina normal, mas atividades mais fortes, como exercícios físicos e corridas, só podem realizadas um mês após o procedimento.

A fisioterapia deve fazer parte da recuperação do paciente. Só assim é possível recuperar os movimentos e conseguir uma boa postura.

Tratamentos para hérnia de disco no Rio de Janeiro

Independente do atendimento que você precisa, você vai encontrar os melhores métodos para tratar hérnia de disco na Orto Center, clínica ortopédica em Jacarepaguá. Contamos com ortopedistas e fisioterapeutas qualificados para diagnosticar e indicar o melhor tratamento para cada caso, profissionais especialistas em acupuntura para diminuir as dores causadas pelo problema, serviços de fisioterapia e musculação terapêutica para fortalecer o seu corpo e evitar a reincidência do quadro, além de cirurgiões especialista nesse tipo de procedimento.

Você não merece nada além da melhor qualidade de vida possível. Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo e pare de viver com dor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>