Blog

2

O que você precisa saber sobre cirurgia do quadril

O que você precisa saber sobre cirurgia do quadril

O quadril é uma articulação importante e que exerce função fundamental para a movimentação dos membros inferiores. Trata-se da junção entre o fêmur – osso da coxa – com a bacia. É composto, portanto, pela cabeça do fêmur e o acetábulo, cavidade em formato similar ao de colher de sorvete localizada na bacia, onde se encaixa o osso da perna.

Entre esses dois grandes ossos, existe uma cartilagem, que em condições normais permite amplitude quase total de movimentos. Uma das razões que podem comprometer a funcionalidade do quadril é o desgaste da sua cartilagem, que faz com que haja atrito entre os ossos, causando dores que podem se agravar com o tempo.

O mal mais comum nessa articulação é a artrose, que pode ser congênita, ou seja, herdada geneticamente, ou adquirida. Outras enfermidades que podem ocorrer são osteoporose – principalmente em mulheres acima dos 50 anos – lesões do lábrum – ponta pronunciada que recobre o quadril e oferece proteção extra – ou mesmo impactos, necrose na cabeça do fêmur ou bursite.

O sintoma mais recorrente, que indica problemas no quadril, é a dor na virilha. No entanto, pode haver dores nas coxas, parte interna dos joelhos ou no glúteo.

Artroplastia do quadril

Como a maioria das doenças e traumas ortopédicos, as que atingem o quadril demandam tratamentos específicos. O médico ortopedista vai avaliar cada caso individualmente, e dependendo da gravidade, vai optar pelo uso de medicação ou indicar fisioterapia. Entretanto, quando métodos conservadores se esgotam, pode ser indicada a artroplastia do quadril, que é a substituição da articulação por uma prótese, que pode ser minimamente invasiva ou a tradicional.

A cirurgia consiste na remoção de toda articulação deficiente, com posterior implante de uma prótese arredondada no acetábulo, fixada de forma artificial ou não. Em seguida, esta prótese é recoberta com um material plástico para proporcionar rolamento, e então é introduzido no fêmur uma haste de aproximadamente doze centímetros de comprimento, que deverá ligar o osso ao encaixe na bacia.

Tratamento de lesões do quadril na Orto Center

A Orto Center, clínica de ortopedia em Jacarepaguá, tem corpo clínico composto por especialistas em diversos segmentos da ortopedia, inclusive a cirurgia de quadril. Se você sente dores na virilha ou algum dos sintomas relacionados a problemas no quadril, procure-nos para uma conversa, teremos prazer em recebê-lo.

Dr Augusto Valdetaro

Dr. Augusto Valdetaro
ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA
CRM: 52.2294-33

2 thoughts on “O que você precisa saber sobre cirurgia do quadril”

    Maria jose fernandes marques | 16 de maio de 2016 | Reply

    Bom dia. Estou com metastase no quadro devido a um CÁ folicular de tireoide. Caso precise fazer alguma cirurgia vocês fazem? E atendem pela unimed? Aguardo resposta. Obrigada.

      ortocenter | 25 de maio de 2016 | Reply

      Oi, Maria! Entre em contato conosco através do e-mail: orto@ortocenter.com.br ou pelo telefone: (21) 3861-6477.
      Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>