Blog

Causas comuns de fraturas em pessoas com osteoporose

Causas comuns de fraturas em pessoas com osteoporose

Chamamos de fratura óssea toda perda de continuidade de um osso do corpo humano. Elas são muito comuns e, sua grande maioria ocorrem por acidente, sendo 40% delas dentro de casa.

Acredite: algumas fraturas são tão simples que acabamos por nem percebê-las e o corpo se recupera sozinho. Outras, porém, não são tão fáceis de serem cuidadas assim.

Existe uma parcela de pessoas mais propensas a apresentar fraturas por outros modos: estamos falando das mulheres que, devido à menopausa, sofrem a diminuição da densidade do osso pela menor produção de hormônios, ocasionando a osteoporose. Além disso, há também uma parcela muito considerável de pacientes idosos, que, devido à fragilidade muscular e óssea, acabam tendo ossos lesionados ou gravemente fraturados.

Quais são as causas?

Batidas, quedas e movimentos que causam traumatismo superior à capacidade de deformação do osso geram uma fratura. Há, porém, as fraturas patológicas, que ocorrem por impactos mínimos e que estão presentes em pacientes pré-dispostos a terem uma fratura por conta do enfraquecimento dos ossos. Nesses casos, geralmente, constata-se quadro de osteoporose ou tumores ósseos.

E os principais sinais e sintomas, quais são?

Segundo os relatos dos pacientes, as queixas mais comuns são: dores, inchaço, incapacidade de movimentar a parte do corpo fraturada, sinais de traumatismo (hematomas) etc. Se você notou algum desses sintomas, procure imediatamente seu médico para que a situação não se agrave.

Como um médico faz o diagnóstico da fratura óssea?

No geral, é feito um exame de radiografia para identificar a fratura. Mas, conforme as circunstâncias do caso, e se for necessária intervenção cirúrgica, demais exames podem ser exigidos para avaliação geral do paciente, como ressonância magnética e outros exames de imagens.

Além disso, cabe avaliar o estado geral do paciente com exames de sangue que identifiquem as taxas hormonais e a própria composição corporal.

Após a imobilização da parte fraturada ou da cirurgia realizada, muitos cuidados devem ser mantidos para que o osso se regenere. Após um tempo, é recomendada fisioterapia e visitas constantes ao médico, para manutenção do tratamento.

Clínica de Ortopedia e Traumatologia em Jacarepaguá

A Orto Center, clínica de ortopedia em Jacarepaguá, está plenamente equipada e conta com equipe médica altamente especializada para atender aos mais diversos casos de fraturas. Conte com os melhores profissionais, e melhore sua qualidade de vida!

Dr Renato Bastos

Dr. Renato Bastos Pereira
ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA
CRM: 52.3426-9

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>