Artroscopia: cirurgia é indicada para tratar lesões nas articulações

O que é artroscopia?

A artroscopia é um procedimento cirúrgico que permite olhar para o interior de uma articulação em seu corpo usando um equipamento chamado artroscópio. Este equipamento é uma haste do tamanho aproximado de um canudo com uma câmera na ponta. A artroscopia permite ao médico olhar diretamente para as estruturas de dentro da articulação, como os ligamentos (tecido resistente que liga um osso ao outro), a cartilagem (tecido liso que cobre as extremidades dos ossos nas articulações) e outras estruturas. Este procedimento pode ser usado tanto para diagnosticar quanto para realizar o reparo de problemas articulares. A artroscopia é mais comumente realizada no joelho e ombro. Também pode ser feita no quadril, tornozelo, cotovelo e punho.

Durante a artroscopia, o artroscópio é inserido na articulação por meio de um pequeno corte (incisão) na pele chamado de portal. O equipamento é munido de uma fonte de luz e uma câmara de vídeo em sua ponta. As imagens geradas da câmera são vistas em um monitor de vídeo. Os outros instrumentos cirúrgicos são inseridos na articulação por meio de novos portais. O procedimento é todo realizado com o cirurgião olhando para o monitor.

Ao contrário das cirurgias abertas, em que o médico precisa fazer um corte maior, a artroscopia geralmente é menos dolorosa e permite uma recuperação mais rápida.

Cirurgia usa um artroscópio, tubo com uma câmera na ponta, permitindo a visualização sem abertura do órgão.

Cirurgia usa um artroscópio, tubo com uma câmera na ponta, permitindo a visualização sem abertura do órgão.

A artroscopia é usada principalmente como método cirúrgico para reparar lesões intra-articulares. Dentre as indicações mais comuns estão os tratamentos:

  • para as lesões de meniscos, cartilagem e ligamentos no joelho;
  • para reparo de tendões, cartilagem e tratamento da instabilidade do ombro;
  • para lesões de cartilagem e impacto do quadril e tornozelo;
  • biópsia de tecidos intra-articulares nas diversas articulações.

A artroscopia também pode, embora mais raramente, ser utilizada como método diagnóstico, uma vez que a articulação pode ser “explorada” por meio do uso do artroscópio na tentativa de se localizar uma lesão ainda não completamente elucidada ou que não foi diagnosticada após o exame físico e outros métodos diagnósticos como raios-X, tomografia e ressonância magnética.


 

GALERIA DE IMAGENS