Blog

Dores nos joelhos: tratamento conservador ou cirúrgico?

Dores nos joelhos:  tratamento conservador ou cirúrgico?

Articulação das mais complexas, o joelho é composto por dois sistemas de articulação interdependentes, a fêmoro-patelar, que movimenta a patela, situada à frente do joelho e a fêmoro-tibial, ligando o fêmur, osso da coxa, à tíbia, osso que sustenta a panturrilha – batata da perna. São, portanto, dois segmentos de articulação, o do fêmur com a patela e a do fêmur com a tíbia.

Os meniscos são cartilagens responsáveis por evitar o atrito entre os ossos, possibilitando também seu flexionamento, atuando como uma espécie de amortecedores de impacto.

Existem diversos fatores que causam lesões nos joelhos, entre as quais a atividade física e seus impactos, falta de alongamento e aquecimento, traumas ou mesmo o sedentarismo. Homens apresentam maior incidência de problemas no joelho, já que praticam atividades que colocam mais em risco a articulação.

Para as mulheres, um dos principais fatores que causam problemas nos joelhos é o salto alto. Com o uso constante, pode ocorrer o encurtamento na musculatura das pernas e mudança no centro gravitacional do corpo, o que gera lesões nas articulações, inclusive joelhos.

Principais fatores de risco e formas de tratamento para os joelhos

O sobrepeso é um dos maiores causadores de problemas nos joelhos, pois acelera o desgaste da articulação como um todo. Trabalhadores que atuam em locais acidentados têm mais chances de sofrerem torções, enquanto os de escritório tendem a adquirir dores na patela, devido ao encurtamento muscular.

Outro fator que pode causar lesões nos joelhos é a falta de alongamento e aquecimento antes das atividades físicas, com consequências particularmente piores para quem não as pratica com regularidade. Sem alongamento, a musculatura trabalha sob tensão, e as articulações são submetidas a pressões excessivas. Assim, recomenda-se alongar antes e depois de qualquer prática desportiva.

Quem está acima do peso deve, antes de começar a praticar esportes mais intensos, fazer exercícios preparatórios mais leves, como caminhadas e natação, ou seja, atividades de baixo impacto para as articulações.

Existem também as doenças e patologias que podem causar dores e lesões nos joelhos. Algumas delas são:

  • Tendinite
  • ArtriteDoença de Osgood-Schlatter
  • Osteoartrite
  • Gota

Para determinar com precisão o melhor tratamento para dores nos joelhos, recomenda-se sempre a consulta a um especialista. A Ortocenter, clínica de ortopedia no Rio de Janeiro, disponibiliza tratamentos com os melhores equipamentos e profissionais, de médicos ortopedistas a fisioterapeutas. Agende sua consulta e viva com qualidade!

Dr Danilo Lopes

Dr. Danilo de Oliveira Lopes
ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA
CRM: 52.49458-1
Especialidade – Joelho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>