Blog

3

Alimentos que são aliados dos ossos – Dia da Saúde e Nutrição

Alimentos que são aliados dos ossos – Dia da Saúde e Nutrição

No dia 31 de março, comemoramos no Brasil o Dia da Saúde e Nutrição, que visa criar consciência sobre as decisões alimentícias que tomamos todo dia e como podem nos afetar. Os ossos sofrem diretamente as consequências dos alimentos que entram no nosso corpo e é por isso que não podemos esquecer da relevância de ter uma boa nutrição. Para cuidar deles, existem vários suplementos e comidas que ajudam a prevenir doenças, como a osteoporose.
O cálcio é o principal fator que auxilia na formação, estrutura e manutenção dos ossos. Existe uma grande variedade de alimentos que são ricos neste mineral e que podemos consumir todo dia, nas quantidades recomendadas pelo seu médico, para fortalecer o esqueleto:

  • Leite e seus derivados (por exemplo, queijo e iogurte)
  • Amendoim, nozes e amêndoas
  • Vegetais de cor verde (como couve, espinafre e brócolis)
  • Peixes (especialmente o salmão e a sardinha)

Por que o leite é bom para os ossos e para nutrição?

O leite é um grande aliado dos ossos por conter uma alta quantidade de cálcio e mineral, que, como vimos anteriormente, é fundamental para tornar forte nossa estrutura óssea. Um copo de 200 ml abrange um total de 238 mg de cálcio – cifra considerável quando o comparamos com outros alimentos.

E os intolerantes à lactose?

Mesmo pessoas que não têm a capacidade de ingerir lactose, açúcar presente no leite, devem consumir alimentos que contenham cálcio todo dia se possível. Na lista anterior, há alguns exemplos aptos para aqueles com este tipo de alergia.

lembre-se da vitamina D e do ômega 3

A vitamina D é uma hormona que ajuda a manter os ossos em bom estado e trabalha junto com o cálcio para poder absorver os nutrientes. Por outro lado, o ômega 3 é também um grande aliado, já que alimentos que contêm esta gordura podem melhorar a nutrição e diminuir as probabilidades de ter osteoporose.

Por que a nutrição influi na saúde dos ossos

Ter uma boa alimentação é um dos fatores mais importantes que influenciam no estado da saúde. É por meio do que comemos que nosso corpo consegue extrair os nutrientes necessários para fortalecer os ossos.
Um nutricionista qualificado pode te orientar e atender suas necessidades específicas. Na OrtoCenter, clínica ortopédica em Jacarepaguá, temos a equipe qualificada que você precisa. Marque uma consulta!

3 thoughts on “Alimentos que são aliados dos ossos – Dia da Saúde e Nutrição”

    Alice | 2 de abril de 2016 | Reply

    Boa tarde

    Admirei muito este conteúdo.

    Cumprimentos!

    Silvana Di Lorenzo | 24 de maio de 2016 | Reply

    Realizei uma Artroscopia para retirada do menisco no joelho direito. Por recomendação médica preciso fazer 6 aplicações de Synoviun 40. Gostaria de saber se é possível vocês me enviarem as ampolas via Sedex pois resido em SP.
    Grata,
    Atenciosamente,
    Silvana
    Cel. 011 992177681

      ortocenter | 25 de maio de 2016 | Reply

      Oi, Silvana! Entre em contato conosco através do e-mail: orto@ortocenter.com.br ou pelo telefone: (21) 3861-6477.
      Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>