Blog

Alimentação saudável ajuda no desenvolvimento físico e intelectual

Alimentação saudável ajuda no desenvolvimento físico e intelectual

Manter uma alimentação balanceada tem diversas vantagens: auxilia a emagrecer ou manter o peso, previne doenças, mantém a disposição, melhora o humor, entre outras. Os benefícios da alimentação saudável se estendem além do aspecto físico, e podem te auxiliar intelectualmente.

Há alimentos, como carne, coentro e feijão, que possuem ferro, zinco e selênio, nutrientes essenciais para auxiliar o desempenho cognitivo, a memória e o raciocínio. Saiba mais sobre os benefícios que podem ser conquistados com uma alimentação saudável:

Aumento da disposição

Alimentos integrais podem proporcionar ao seu dia mais disposição, uma vez que eles possuem carboidratos e esses elementos são fontes de energia. Eles devem ser consumidos com vitaminas energéticas, que podem ser encontradas em frutas, legumes e verduras.

Prevenção de doenças

É de conhecimento geral que alimentos nutritivos como espinafre, brócolis, cenoura e beterraba ajudam a manter o sistema imunológico forte e afastar possíveis doenças, mas devemos ressaltar que a alimentação saudável e equilibrada pode evitar problemas graves como algumas patologias relacionadas ao coração, obesidade, anemia, catarata, entre outras.

Benefícios em relação ao peso

Se você se alimenta de forma equilibrada, de acordo com o proposto pela pirâmide alimentar (aquela distribuição de diversos tipos de alimentos, repassada pelos nutricionistas, que indica as porções que devem ser ingeridas para se manter uma alimentação saudável), é natural que ocorra a perda de peso e seja mais fácil manter os números da balança.

Mais bom humor

É comum termos a sensação de melhorar o humor comendo as famosas “gordices”, mas há muitos alimentos saudáveis que podem proporcionar essa sensação de felicidade. O espinafre, por exemplo, possui substâncias que combatem o estresse. A banana ajuda na formação da serotonina, que é o hormônio da felicidade, e a pimenta auxilia na produção da endorfina, o hormônio do prazer.

Regulação do organismo

Para nosso corpo trabalhar da melhor forma possível, uma alimentação equilibrada é essencial. Nosso organismo possui várias funções diversificadas, que necessitam de vitaminas e nutrientes diferentes. É essencial manter uma alimentação com proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, sais minerais, vitaminas e água para manter o funcionamento do seu corpo saudável.

Longevidade

Alimentar-se com qualidade, como dito anteriormente, garante uma vida saudável. Ter a saúde em dia mantém sua mente e corpo jovem e forte por mais tempo.

Fortalecimento dos ossos

Já foi comprovado que o consumo de fósforo e cálcio é ótimo para a saúde dos seus ossos. Você pode encontrar esses nutrientes em alimentos como salmão, espinafre, sardinha e em vegetais de cor verde-escura. Leite e seus derivados são também ótima fonte de cálcio.

Na Orto Center, clínica ortopédica no Rio de Janeiro , você encontra profissionais capacitados que podem te auxiliar na prevenção ou no tratamento ligados diretamente à saúde dos ossos. Entre em contato conosco e agende sua consulta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>