Você já ouviu falar em dor do crescimento?
  • 03/04/2019

Você já ouviu falar em dor do crescimento?

15% das dores que atingem crianças, são do crescimento

Seu filho reclama de dores nas pernas ou câimbras, sempre no final do dia ou a tarde e sem que ele tenha se machucado ou caído? Então ele pode ter a dor do crescimento.

O ortopedista especialista em ortopedia infantil, Dr. Edemar Ferreira, explica que é muito comum os pais chegarem ao consultório preocupados com as dores dos filhos, “os pais ficam preocupados porque são dores de causa desconhecida, mas é mais comum do que se imagina, 15% das dores que atingem crianças, são do crescimento”, afirma o especialista.

Normalmente a dor do crescimento é bilateral, benigna e de causa desconhecida. Aparece na primeira infância, em torno de 3 a 5 anos e pode reaparecer entre 8 e 12 anos de idade. A intensidade pode ser leve, moderada ou intensa e durar horas ou até mesmo meses, mas geralmente é uma dor de curta duração.

A dor do crescimento, apesar do nome, não está relacionamento com o crescimento, mas sim com atividades físicas, atingindo principalmente crianças que correm ou pulam bastante. É importante destacar que nem todas as crianças apresentam a dor do crescimento.

Tratamento

O tratamento para a dor do crescimento é simples, pode ser feito com massagem manual, anti-inflamatórios, compressas e analgésicos. 

Leia também:

Fraturas em crianças

Uso excessivo de celular pode prejudicar mãos e dedos

Alongamento antes ou depois dos exercícios?