Como a sarcopenia afeta a vida sexual
  • 15/03/2019

Como a sarcopenia afeta a vida sexual

A sarcopenia leva à depressão, que por sua vez leva à disfunção sexual, pois perturba os processos que caracterizam o ciclo da resposta sexual

A sarcopenia é a perda progressiva de massa muscular, força, desempenho físico e consequentemente qualidade de vida. Devido ao aumento da expectativa de vida, a sarcopenia vem se tornando uma questão de saúde cada vez mais relevante no mundo.

Como está relacionada à idade, a partir dos 40 anos devemos ter ainda mais atenção com os músculos, pois é daí que começamos a perder 1% de massa muscular por ano.

Mas as perdas por causa da sarcopenia não são apenas físicas, como a doença tira a independência do paciente, acaba provocando também a depressão.

A depressão

O nível de sarcopenia pode impedir que a pessoa idosa tenha uma vida independente, necessitando de assistência constante. Devido à perda de força muscular, o resultado é o desequilíbrio, tornando a marcha incerta, o que pode resultar em quedas e, quando associadas a osteoporose, uma maior morbidez para o paciente.

Com a baixa qualidade de vida e total dependência de cuidados, o sarcopênico pode cair em depressão, afetando não apenas a sua vida, mas também de seu cônjuge, filhos, amigos e pessoas próximas.

A ginecologista e sexóloga Dra. Rosimeri Bruno, integrante da equipe multidisciplinar de sarcopenia da Orto Center, explica como a depressão por causa da sarcopenia pode influenciar diretamente até a vida sexual do paciente:

“As manifestações sintomáticas de todas as disfunções sexuais variam de pessoa para pessoa, mas suas raízes psicossociais ou orgânicas, podem ser semelhantes. O ato sexual humano é essencialmente psíquico. Não é só o encontro das epidermes, é sobretudo um encontro de fantasias.

A sarcopenia leva à depressão, que por sua vez leva à disfunção sexual, pois perturba os processos que caracterizam o ciclo da resposta sexual. Pesquisas mostram que a depressão acarreta disfunções sexuais diferentes em cada sexo:

- Mulheres: a falta de desejo é a disfunção mais comum, seguida pela disfunção orgásmica.

-Homens: a disfunção erétil é a mais frequente, sendo classificada em graus (leve, moderada e severa), seguida pela ejaculação precoce. Porém em 60% dos casos, existe a associação das duas patologias.

Não podemos esquecer que o indivíduo tem um corpo, uma psique e o meio, onde e como foi criado, e convive até hoje. Suas crenças e religiosidade. Tudo irá refletir em sua sexualidade.

O uso de drogas também pode alterar a resposta sexual, o que pode gerar diminuição da sexualidade. Devemos levar em conta, o efeito de cada medicamento em cada pessoa, avaliando a prescrição médica versus qualidade de vida”.

A Orto Center é a única clínica da região qualificada para o tratamento da sarcopenia, com uma equipe multidisciplinar, que conta com ortopedistas, reumatologistas, psicólogo, fisioterapeutas, educador físico, nutricionista e arquiteta, além do ambiente capacitado para tratar a doença.

Leia também:

Sarcopenia: o que é, causas, sintomas e tratamento

A importância da equipe multidisciplinar no tratamento da sarcopenia

Os 5 principais sintomas da sarcopenia