Bioimpedância e a Sarcopenia
  • 29/11/2019

Bioimpedância e a Sarcopenia

Para diagnosticar a Sarcopenia existem alguns exames específicos, o principal é a bioimpedância

A Sarcopenia é uma síndrome que chega junto com o avanço da idade, a partir dos 40 anos começamos a perder 1% de massa muscular por ano. A Sarcopenia e se caracteriza pela perda progressiva de massa muscular, força, desempenho físico e consequentemente qualidade de vida. Fatores como diminuição da inervação, do ritmo de regeneração, hormônios, aumento de mediadores inflamatórios, alimentação, sedentarismo e genética podem levar à Sarcopenia.

Sintomas

- Sensação de peso e rigidez nos membros;

- Redução da velocidade da marcha;

- Dificuldade ou incapacidade de subir escadas;

- Diminuição na força de preensão palmar.

Diagnóstico

Para diagnosticar a Sarcopenia existem alguns exames específicos, como o clínico neurovascular, ultrassom, tomografia, ressonância magnética, densitometria e o principal, a bioimpedância, que analisa a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de músculo, osso, gordura, água e até as calorias que o corpo queima ao longo do dia.

Além do peso e do Índice de Massa Corporal (IMC), os diferentes valores oferecidos pela bioimpedância são: massa gorda, massa magra, massa muscular, hidratação, densidade óssea, gordura visceral, taxa de metabolismo basal, etc.

Para combater a Sarcopenia, a Orto Center oferece o primeiro exame da Bioimpedância de graça!