Blog

1

19 de setembro – Dia do Ortopedista

19 de setembro – Dia do Ortopedista

Dia 19 de setembro é um dia importante para os nossos profissionais da Orto Center. Nesta data, é comemorado o Dia do Ortopedista, aquele profissional que é necessário quando há um caso de trauma (conhecido popularmente como “osso quebrado”), e também quando o paciente precisa tratar alguma deformidade de membros relacionados ao aparelho locomotor, como músculos, ligamentos, articulações, coluna etc.

A história do Dia do Ortopedista

A data foi escolhida porque no mesmo dia, em 1935, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) foi fundada. Aliás, no meio médico, a SBOT é uma das maiores instituições do mundo, sendo a maior da América Latina, e seus feitos são referências mundiais pelo alto padrão exigido.

Curiosidades sobre o mundo da ortopedia

Existem algumas curiosidades sobre o ortopedista que não são do conhecimento de muitos. Por exemplo: no Brasil, ortopedia e traumatologia são profissões unificadas. Existem também outras especialidades, como a cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, voltada para a odontologia, que, como o próprio nome sugere, cuida de toda a região buco-maxilo-facial. Além disso, há também a fisioterapia ortopédica, que trata disfunções do sistema músculo-esquelético com exercícios que auxiliam o desenvolvimento corporal.

Outro fato curioso é o de muitas pessoas acharem que quando alguém quebra uma costela, por exemplo, também é preciso encaminhar o paciente para o ortopedista. Essa instrução é equivocada. Os ortopedistas, como foi dito anteriormente, tratam dos membros superiores, inferiores, coluna e bacia, além dos músculos que abrangem essas regiões. Quando há um trauma abdominal, quem cuida do paciente é um cirurgião geral.

Já em casos de traumatismos cranianos, o responsável é o neurocirurgião. Mas, claro, qualquer profissional da área da saúde está instruído a dar os primeiros socorros a um acidentado (lembrando que quanto antes acontecerem os primeiros socorros, menores as chances de haver sequelas pós-traumáticas).

Orto Center é a sua clínica ortopédica no Rio de Janeiro

Já deu para notar que a comemoração do Dia do Ortopedista é mais que merecida, certo? Nós da Orto Center, clínica ortopédica no Rio de Janeiro, desejamos muitas felicidades e sucesso aos nossos colegas de profissão. E, caso você não seja um, não esqueça que temos diversos serviços de tratamentos ortopédicos caso você precise ou um dia possa vir a precisar. Entre em contato e marque já a sua consulta.

One thought on “19 de setembro – Dia do Ortopedista”

    Cesar Wilton Gama de Mattos | 20 de setembro de 2016 | Reply

    Parabéns!
    Otro Center é Nota 1000!!!!!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>